INSPIRESABER-5.png

Quem Somos

WhatsApp%20Image%202020-11-05%20at%2021.

Mateus Dumont

16 anos - 3° Ano do E.M

Team-Leader

Sempre tive uma certa curiosidade pela ciência. Astronomia, experimentos de modo geral e a vida no oceano recebiam uma atenção extra por mim quando criança, buscando tentar entender o funcionamento das coisas e os porquês. Aos poucos, fui perdendo minha curiosidade e sendo devorado pelo método de estudo tradicionalista e mecânico. Foi quando, no 2º ano do Ensino Médio, passei a ter contato com as olimpíadas científicas de maneira mais efetiva. Fui finalista da fase de grupos da Sapientia como team-leader, representando a equipe SITA, e isso me levou a pensar maior, a ter de volta minha busca pelo conhecimento apenas pela vontade de saber e foi o que me levou novamente para a Sapientia em 2020. Hoje, com 20 medalhas olímpicas e 3 projetos em construção, percebo a diferença de perspectiva tida em comparação aos meus “eus” do passado e decidi que quero trabalhar em área de pesquisas e de desenvolvimento de projetos, construindo soluções práticas e acessíveis para melhorar a realidade das comunidades ao meu redor para levar aos que não obtiveram os mesmos privilégios que tenho a capacidade de traçar seu futuro.

WhatsApp Image 2020-11-03 at 19.35.08.jp

Ana Caroline

17 anos - 3° Ano do E.M

Designer e Gerente de Marketing

Sou apaixonada por design, em especial o gráfico. Mesmo não sendo o foco das olimpíadas e iniciação científica, me engrandeceram como estudante e como ser humano, abrindo meus olhos para as oportunidades acadêmicas e, com certeza, será uma parte importante para a minha vida profissional. Durante essa trajetória olímpica e científica, acumulo 18 medalhas das mais variadas olimpíadas, bem como o 2° lugar na FENECIT, com uma credencial para uma feira na Romênia e o 1° lugar no Congresso Científico da UNIJUAZEIRO. Faço parte de 3 projetos que visam a reduzir as mazelas da sociedade e sigo com a esperança de que, no futuro, poderemos como sociedade proporcionar uma redução das desigualdades sociais por meio da educação, esse é o meu maior sonho.

WhatsApp%20Image%202020-11-05%20at%2021.

Ana Clara

16 anos - 2° Ano do E.M

Gerente de Comunicação

Sempre me senti um pouco incomodada quando me perguntavam qual faculdade eu desejava fazer ou em qual área eu desejava atuar. Talvez por estar um pouco confusa, tudo que saía era alguma resposta mecânica, típica de uma adolescente de 16 anos que ainda não se encontrou. Porém, em 2020, enquanto o mundo vivenciava um período histórico causado por uma pandemia, eu tive contato, pela primeira vez, com a outra parte do ensino médio: as olimpíadas científicas. Foi por meio de uma escola capacitada, amigos engajados e tempo para estudo que pude mergulhar em uma forma dinâmica de aprendizado que me levou a despertar interesse pelos mais diversos temas da atualidade. Aos poucos, meus desejos e sonhos foram se construindo fora do molde tradicional que me era proposto na sala de aula e fui me sentindo cada vez mais livre e preparada para traçar meu futuro. A cada dia me vejo cercada pelo desejo de levar pelo menos parte das oportunidades com as quais fui agraciada para as pessoas menos favorecidas, para que possam ter a liberdade de escrever suas próprias histórias. Hoje faço parte da InspireSaber e estou disposta, juntamente com a minha equipe, a mudar a vida de todos aqueles que sonham, mas são limitados por sua própria realidade.

WhatsApp%20Image%202020-11-05%20at%2021.

Bárbara Milene

16 anos - 2° Ano do E.M

Gerente de Logística e dos Planos de Acessibilidade

Desde pequena sou conhecida por ter uma curiosidade inata e um imenso respeito pelo conhecimento. Além disso, foi quando entrei na escola que descobri a capacidade de oratória e o espírito conciliatório que possuo. Essas características moldaram toda a minha experiência acadêmica e pessoal durante meus poucos anos de vida. Desenvolvi interesse e habilidade em algumas artes, em expressões por meio da linguagem, nas ciências humanas, biológicas e exatas. Com as duas últimas, desenvolvi um projeto e participei de inúmeras olimpíadas, os quais me conferiram cerca de 30 medalhas até o presente momento. Com essas experiências extracurriculares, descobri minha paixão por resolver problemas, sejam situações hipotéticas em um papel ou empecilhos reais para o bem-estar social.

WhatsApp Image 2020-11-03 at 18.38.04.jp

Sou apaixonado por astronomia e astrofísica. Achei nas olimpíadas científicas uma nova forma de estudar e espero que a cultura olímpica cresça ainda mais, promovendo, com o seu potencial, uma revolução no ensino do país, em especial olimpíadas como a Sapientia, que incentivam o pensamento crítico e as habilidades do futuro. Toda minha trajetória escolar, tudo que aprendi e conquistei devo às olimpíadas que sempre me instigaram a aprender, a relacionar e a criar. Elas me proporcionaram, além de 3 projetos com impactos sociais, 18 medalhas que refletem um pouco o meu comprometimento durante os anos de colégio e que, com certeza, me deram uma boa base para alçar vôos mais altos.

Pedro Lucas

19 anos - 3° Ano do E.M

Gerente de Finanças

Nossa Região

       A Região Metropolitana do Cariri, localizada no interior do estado do Ceará é reconhecida nacionalmente por suas riquezas naturais, pluralidade cultural e religiosidade. Com destaque para suas manifestações populares e seu artesanato, é tida como o coração da cultura cearense.

       A região caririense, criada para amenizar as disparidades socioeconômicas entre a capital e o interior do estado, é composta por nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Caririaçu e Santana do Cariri. É considerada como a segunda região com quadro mais expressivo do Ceará, em consequência da conurbação formada pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, nomeada CRAJUBAR.

       É imprescindível afirmar que o Cariri é privilegiado por ser um verdadeiro polo de riquezas. Em questões hídricas, são quase 300 fontes de água cristalina que somam um total de 83 bilhões de metros cúbicos de água armazenados. Sem dúvida, o Cariri é favorecido no que diz respeito a sua localização e recursos naturais. Lugares como a Cascata Do Crato (Crato), Cachoeira de Umari (Caririaçu) e Vale do Buriti (Santana do Cariri) consolidam a região como uma potência nacional na área do turismo ecológico. As trilhas e nascentes caririenses vêm se tornando a cada ano um destino muito procurado pelos amantes da natureza.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

Parceiros

Design sem nome (3).png

Museu de Paleontologia

Plácido Cidade Nuvens

Design sem nome (1).png

Casa de Pedra (UFRJ - IGEO)

geopark.jpg

Geopark Araripe

Design sem nome.png

UFCA

urca.jpg

URCA