top of page

Nossa Região

Chapada do Araripe
INSPIRESABER.png

CHAPADA DO ARARIPE

       Taxada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, a Chapada do Araripe é conhecida mundialmente por suas grutas, fontes naturais, sítios arqueológicos e paleontológicos, museus orgânicos, além de contar com a biodiversidade de sua fauna e flora, fazendo com que o Cariri seja reconhecido como o berço de uma das mais vastas manifestações naturais e culturais do país. 

       Considerada como um verdadeiro “oásis no meio do sertão” devido à grande disponibilidade de água e à rica vegetação, é de grande necessidade destacar a importância da Chapada para economia regional, uma vez que conta com depósitos nativos de gipsita, calcário e argila, recursos que garantem a fluidez da logística caririense. Além disso, os cocais de babaçu e buriti, que são predominantes nas encostas florestais úmidas, são complemento – e muitas vezes base – da renda das famílias que residem no setor rural da região.

INSPIRESABER.png

geopark araripe

       O Geopark Araripe, também localizado na Chapada, é o primeiro parque geológico das américas e conta um total de nove geossítios, sendo eles: Batateira (Crato), Pedra Cariri e Ponte de Pedra (Nova Olinda), Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz (Santana do Cariri), Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada (Missão Velha), Riacho do Meio (Barbalha) e Colina do Horto (Juazeiro do Norte). Criado, principalmente, no intuito de proteger e conservar os sítios de maior relevância geológica e paleontológica, o Geopark Araripe envolve os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri, cobrindo a porção cearense da Bacia Sedimentar do Araripe (3.789 Km²).

INSPIRESABER.png

RELIGIÃO

       Em uma terra de forte expressão mitológica, científica e cultural, a religião exerce grande papel na engrenagem social. É conhecida como a terra do Padre Cícero - sacerdote de grande importância religiosa e política na formação de Juazeiro do Norte - e de Benigna Cardoso da Silva - que conta com processo de beatificação autorizado pelo Papa- e, anualmente, sedia eventos que demonstram a fé de seus habitantes. 

       A festa de Santo Antônio, em Barbalha, além do carregamento do pau da bandeira, reúne cerca de cinquenta grupos folclóricos (entre reisados, penitentes, carpideiras e bandas cabaçais) e, juntamente com a festa de Senhora Sant'ana, em Santana do Cariri, e a Romaria do Padre Cícero, em Juazeiro, são exemplos de manifestações católicas anuais que reúnem milhares de fiéis e impulsionam o turismo e a economia local, perpetuando as crendices populares para as próximas gerações.

INSPIRESABER.png

Artesanato

       A região caririense pode ser referenciada das mais diversas maneiras, seja por suas rochas pré-históricas, seja por seu artesanato, que tem como referência o artesão Espedito Seleiro, natural de Arneiroz e residente de Nova Olinda, cuja arte, feita em couro, é reconhecida internacionalmente, sendo exportada para diversos países, e cujo pai produziu peças para o cangaceiro Lampião. Além do couro, homens e mulheres da região trabalham com a madeira crua, o barro, a palha de carnaúba e diversos outros materiais extraídos diretamente da natureza, retratando o ambiente em que vivem, sua história e seu dinamismo a partir de uma atividade essencialmente subsistente.

INSPIRESABER.png

ADORO CARIRIENSE, POVO ANIMADO!

      “...E todo esse povo que veio para o Cariri trabalha de dia, mas brinca de noite, é daí que vem a riqueza da nossa cultura popular, os reisados, o coco, o Pau da Bandeira... As pessoas daqui são naturalmente brincantes”, afirma Alemberg Quindins, diretor da Fundação casa Grande e grande pesquisador da pré-história caririense. A Expocrato, uma das maiores feiras de agronegócios do norte-nordeste que acontece na cidade de Crato, atrai todos os anos milhares de visitantes dispostos a prestigiar nove noites de shows com mega estrutura e conhecer de perto a diligência das atividades socioeconômicas desenvolvidas na região, confirma a fala de Alemberg, uma vez que representa tudo aquilo que o caririense mais gosta: cultura, festejo e união. 

Geopark Araripe
Religião
Artesanato
Mais informações em breve
bottom of page