Qual a Importância da Iniciação Científica?
Tempo de leitura: 3min
A iniciação científica em época escolar se manifesta com a elaboração de projetos. Esses nada mais são do que a proposta de uma solução para um problema comunitário observado pelo aluno. A partir disso, ele irá desenvolver uma linha de raciocínio, seja voltada para a área de biológicas, de agrárias, de economia, de sociais, de robótica, entre outras e aplicará a metodologia científica para desenvolver seus trabalhos. Composta por problema, hipótese, experimentos e tese, a metodologia científica propõe uma linha lógica de raciocínio a fim de se construir conhecimento.
A princípio, o problema seria aquela situação que, ao ver do estudante, poderia ser melhorada de alguma forma, por exemplo: As calçadas das ruas da minha cidade são desniveladas, o que dificulta a passagem de cadeirantes. As águas do rio que passa por minha comunidade são poluídas principalmente por resíduos químicos. As crianças do 5° da escola que estudo ainda não possuem níveis satisfatórios de leitura. Situações como essa provocam um questionamento: O que poderia ser feito para mudar essa realidade?
Feito isso, o aluno irá formular sua hipótese. Ela é um caminho aparentemente possível o qual poderá ser percorrido para resolver o problema observado. Quanto ao exemplo das calçadas, a melhor solução seria um projeto de lei que obrigasse a prefeitura a reformar as calçadas? Seria alguma cadeira de rodas automatizada especial? Outra ideia? Quanto às águas do rio, a melhor solução seria fazer produtos químicos biodegradáveis e articular a venda deles em seu município? Seria outra ideia? Entendeu a lógica?
A partir da hipótese imaginada pelo aluno, ele irá procurar meios de fundamentar sua pesquisa e construir o seu projeto. Isso pode ser feito ao ler livros, revistas, artigos, fazer entrevistas, experimentos; o que for necessário e combinar com a proposta do projeto. Essa é a etapa de testes na metodologia científica.
A tese é simplesmente o resultado do projeto após as fases de teste explicadas acima. Com a prática e o estudo, o aluno irá perceber que o projeto sempre pode melhorar, e com isso, seu impacto na resolução ou mitigação do problema observado será ainda mais eficaz a cada aprimoramento.
E é por a iniciação científica buscar resolver problemas reais que ela é tão importante. Além de poder impactar a comunidade científica e/ou a sociedade em algum grau, o projeto científico torna um estudante diferenciado, algo que pode lhe abrir portas para inúmeras oportunidades acadêmicas e, consequentemente, pessoais e financeiras Brasil afora.
Ouse saber. Inspire-se. InspireSaber!